Essencial para o funcionamento adequado do grupo gerador
Imagine que no próximo feriado prolongado você decida viajar com sua família para a praia. Depois de arrumar as malas e reunir os familiares, você coloca o carro na estrada. De repente, no meio do caminho, o carro começa a falhar, engasgar e aos poucos ele para. Nesse momento, você se lembra que por falta de tempo, descuido ou visando economizar, seu carro não tem passado por uma manutenção. É uma pena, mas uma ocasião que tinha tudo para ser um momento de relaxamento e lazer, pode se tornar um verdadeiro transtorno.
Infelizmente, o mesmo pode ocorrer com o seu GMG. A aquisição de um grupo gerador é um investimento alto, mas alguns preferem não dar a devida importância às manutenções preventivas. Dessa forma, o equipamento que deveria fornecer energia num apagão, pode apresentar uma falha justamente no momento em que você mais precise dele.
Para evitar situações assim, a manutenção preventiva do grupo gerador é indispensável. Considerada por muitos como um gasto desnecessário, a verdade é que somente através de uma manutenção preventiva executada de maneira correta, por profissionais especializados, e com o uso de ferramentas apropriadas é possível assegurar que seu grupo gerador esteja em plenas condições de operação.
O plano de manutenção preventiva do grupo gerador tem como objetivo atestar a qualidade e o perfeito funcionamento do equipamento periodicamente. Com isso, é possível identificar possíveis falhas antes que elas ocorram, evitando paradas inesperadas.
No entanto, a manutenção preventiva é muito mais do que a limpeza do gerador e a solução de pequenos reparos. O grupo gerador é uma máquina muito complexa e que exige alto grau de conhecimento técnico. Por isso, a manutenção preventiva deve ser executada por empresa especializada, com profissinais habilitados, ferramentas aferidas e calibradas, para garantir o máximo desempenho do grupo gerador sempre que for necessária a sua utilização.
Um atendimento de manutenção preventiva de grupo gerador realizado de maneira correta deve contemplar itens como sistemas de combustível, arrefecimento, lubrificação, admissão, exaustão, automação, elétricos, testes à vazio e com carga, simulações da falha da rede, entre outros. Além disso, também engloba a limpeza do equipamento completo incluindo seus respectivos painéis elétricos, bem como a verificação das condições da sala ou do local onde o mesmo se encontra.
Toda essa verificação e análise leva tempo e exige conhecimento técnico específico. Por exemplo, um teste com carga, de acordo com o fabricante do grupo gerador, deve ser entre 30 e 60 minutos e com pelo menos 30% de carga. Ou seja, não basta apenas funcionar o motor à vazio e passar um paninho por cima do gerador em 30 minutos. Por isso, desconfie da empresa que presta serviço a você se a manutenção preventiva que é executada no seu equipamento ocorre desta forma.
Algumas vantagens da manutenção preventiva do grupo gerador:
- aumento da vida útil do grupo gerador;
- prevenção de possíveis defeitos e falhas;
- elimina custos com reparos mais caros;
- garantia da funcionalidade do equipamento.
Agora que você já sabe o que é a manutenção preventiva de um grupo gerador e para que serve, lembre-se que quando é identificada uma possível falha no equipamento é preciso agir de forma rápida para corrigí-la afim de evitar que ela cause maiores danos ao equipamento e que deixe o grupo gerador inoperante. Em casos assim, é necessária uma intervenção de manutenção corretiva. Mas esse assunto será tratado num outro artigo do nosso blog.
A Lightning Geradores oferece aos seus clientes contratos de manutenção preventiva de acordo com as suas necessidades para assegurar que seu grupo gerador funcione perfeitamente.